Livro online
Objeto educacional desenvolvido por
Anna Legroski
Encenado pela primeira vez em 1517, o Auto da Barca do Inferno é uma sátira moralizante a respeito de certos tipos sociais comuns. Por isso, seus personagens são caricatos e não individualizados, o que garante à crítica um tom mais abrangente. Cada um dos personagens que morreu e se encontra nesse porto transcendental carrega, por assim dizer, as marcas de sua classe. As críticas são mordazes e, muitas vezes, para aumentar o efeito cômico da peça, o autor recorre a piadas escatológicas ou de mal gosto.
Trago aqui o texto original e integral de Gil Vicente, organizado de acordo com a entrada dos personagens. Essa divisão é feita por questões pedagógicas e nada tem com a organização original da peça. Os links de acesso a cada personagem encontram-se em seus nomes. Basta clicar para acessá-los. A lista completa de personagens também pode ser acessada através nos links abaixo.
Prof. Anna Legroski
Aviso: O texto de Gil Vicente data de 1517, portanto, ele apresentará personagens e situações observáveis à época. é um texto que também carrega a marca dos estereótipos e preconceitos do seu contexto de produção. Isso poderá ser visto no trato de algumas personagens, notadamente do Judeu.